Alem de muito comentado, o marketing político é muitas vezes "endeusado" pela mídia, como se possuísse um poder maior do que efetivamente tem pare alterar resultados. Na opinião de Rubens Figueiredo, essa tal "força" do marketing, "não é bem assim", tanto e que pode-se contar nos dedos as vezes em que houve uma grande "virada" nos resultados de uma votação que pudesse ser atribuída a uma "sacada" genial de algum profissional de marketing.
Rubens esclarece uma confusão reducionista feita pela maior parte das pessoas: marketing político não é apenas propaganda. Ele é sim, um trabalho muito mais complexo e amplo, do qual a propaganda é a ultima fase. Da até uma definição: "um conjunto de procedimentos e técnicas cujo objetivo é avaliar, através de pesquisas qualitativas e quantitativas, os humores do eleitorado pare, a partir daí, encontrar o melhor caminho pare que o candidato atinja a melhor votação possivel."
Nesse processo de elaboração de estrategias, lembra a importância da análise e da sintonia com as pesquisas, fundamentais pare um bom planejamento. Mônica Machado também fala da importância central das sondagens de opinião pare o marketing político no seu texto, visto que o objetivo da atividade e adequar discursos e ações dos candidatos aos anseios da população. Ela traz aqui um pouco do que fez esse tipo de marketing que tem como "produto", o discurso/plataforma dos candidatos. Passando assim, pelas diversas fases do trabalho dos "marketeiros".
Segundo ela, esta atividade vem mudando a linguagem e o perfil da política, contribuindo pare que a dispute seja mais e mais uma disputa comercial, e assim, "a política despolitiza". E nesse novo cenário que ela aponta um lugar destacado para os Institutos de Pesquisa de Opinião no desvendamento do comportamento eleitoral dando racionalidade a disputa, previsibilidade e antecipação de resultados.
Adquira aqui o livro Comportamento Eleitoral e Marketing Político do Prof. Rubens Figueiredo
Rubens esclarece uma confusão reducionista feita pela maior parte das pessoas: marketing político não é apenas propaganda. Ele é sim, um trabalho muito mais complexo e amplo, do qual a propaganda é a ultima fase. Da até uma definição: "um conjunto de procedimentos e técnicas cujo objetivo é avaliar, através de pesquisas qualitativas e quantitativas, os humores do eleitorado pare, a partir daí, encontrar o melhor caminho pare que o candidato atinja a melhor votação possivel."
Nesse processo de elaboração de estrategias, lembra a importância da análise e da sintonia com as pesquisas, fundamentais pare um bom planejamento. Mônica Machado também fala da importância central das sondagens de opinião pare o marketing político no seu texto, visto que o objetivo da atividade e adequar discursos e ações dos candidatos aos anseios da população. Ela traz aqui um pouco do que fez esse tipo de marketing que tem como "produto", o discurso/plataforma dos candidatos. Passando assim, pelas diversas fases do trabalho dos "marketeiros".
Segundo ela, esta atividade vem mudando a linguagem e o perfil da política, contribuindo pare que a dispute seja mais e mais uma disputa comercial, e assim, "a política despolitiza". E nesse novo cenário que ela aponta um lugar destacado para os Institutos de Pesquisa de Opinião no desvendamento do comportamento eleitoral dando racionalidade a disputa, previsibilidade e antecipação de resultados.
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