sábado, 11 de outubro de 2008

A deformação do voto de legenda

Mais uma vez em eleições proporcionais brasileiras, no caso a dos vereadores, realizada no último domingo, essa excrescência do voto de legenda deformou resultados, frustrou eleitores e prejudicou bons quadros. A protelada reforma política não pode continuar sendo mais empurrada no tempo, pois há muitas correções a serem feitas no sistema eleitoral e o critério equivocado do voto de legenda é uma delas.

Em eleições passadas já se colheu enorme amostra de que o voto de legenda é deformador. Em Goiás, o ex-deputado Aldo Arantes, um dos bons quadros da política de Goiás, sofreu duas vezes os golpes dessa armadilha. Em 2006, Vilmar Rocha, com desempenho brilhante nos mandatos que havia exercido, teve votação muito maior do que alguns dos que se elegeram – e ele, no entanto, foi sacrificado pelo critério.

Em Goiânia, no domingo passado, entre outros exemplos, os vereadores Josué Gouveia e Jacyra Alves foram barrados pela deformação do voto de legenda, não obstante tivessem sido bem votados.

Além de injusto, o critério, que em princípio visaria a favorecer a proporcionalidade pelo coeficiente eleitoral, na prática se torna prejudicial à essência da democracia, pois recusa o que o eleitor desejou.